"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Epistemologia



O que é isso?
Epistemologia: Estudo do saber, de sua organização, formação, desenvolvimento e produtos intelectuais da ciência.
E o que é ciência?
Ciência: conjunto de aquisições intelectuais voltados para a investigação da natureza e da sociedade.
Ou seja. Conhecer a ciência para produzir ciência!
Interessante é pensar.
Interessante é questionar.
Um questionamento no qual tive, foi se existe ou não instinto maternal. Um exemplo foi durante séculos, a teologia cristã, ainda na linha agostiniana, elaborou uma imagem dramática da infância, onde ao nascer a criança era símbolo do mal. A filosofia e a teologia manifestavam verdadeiro medo da infância. Os pedagogos, quase sempre mestres em teologia, recomendavam aos pais a frieza em relação aos filhos, lembrando-os incessantemente sua malignidade natural – relacionado ao pecado original – um exemplo, seria um pecado alimentar um bebê que desejasse o seio chorando. Tal atitude era um verdadeiro pecado! A morte de um filho era vista sem nenhum desespero, com quase muita naturalidade dada as circunstância de doenças na época, pois uma criança era facilmente substituída. A criança era tão pouco importante que nem uma assistência médica especializada ela tinha, essa consciência da especificidade, a pediatria, só surge no início do século XIX. Em algumas culturas, vemos que ao nascer após alguns dias, a mãe deve matar o filho. Então onde está o instinto maternal?
O amor de mãe não se nasce conhecendo, é aprendido. Não é transmitido pelo código genético, mas pela experiência individual de cada um, pela cultura.
Na epistemologia, iremos pensar nesses tipos de casos e em muitos outros. Que comece o jogo!rs
"Penso Logo existo!"(O filósofo francês René Descartes)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mais um pouco de POLÍTICA!




Qual a diferença de Política de Politicagem?
Política>Atividade transformadora do real e da história!
Politicagem~>Desmoralização da atividade política causada pela corrupção ou violência, gerando conjuntura institucional e deficiente!
Há dois tipos de se fazer política:
A política Forçada - Indo pelo ato da coesão.
A política do Convencimento - Acontecendo através da hegemonia.
Quando o político deixa de pensar no povo e começa a pensar em seu bem comum, a política transforma-se em politicagem!
O pior sentimento que podemos ter como cidadãos é a apatia política.
Ao ser uma pessoa social, devemos participar ativamente da política do país, não fazendo um sistema partidário e tals, mas sim, ajudando toda a nação a melhorar de vida e buscar sempre o melhor.
A política moderna foi criada por MAQUIAVEL!O mesmo falava: "A política só adquire a maior idade, quando o estado assume o governo." Ou seja, o estado seria a forma de manter a ordem entre as classes.
Como pensar em um futuro melhor, sabendo que nosso país é campeão em relação a corrupção.Sabe o que devemos fazer?! Não seja indiferente (Lembra do que falei da APATIA?). Vote e faça a diferença!